Você sabe o que é preciso para ter acesso a um empréstimo para o seu negócio?
Você teve uma ideia de negócio, definiu os produtos e serviços que pretende oferecer, estabeleceu o público-alvo e até a forma jurídica do empreendimento, mas ainda falta a parte essencial para criar de fato a sua empresa? Todos os tipos de negócios, inclusive e-commerce, precisam de recursos, desde o registro até a compra de produtos, locação de salas comerciais, equipamentos, decoração e despesas variadas.
Mas onde e como conseguir dinheiro para abrir uma empresa? Diversos Agentes Financeiros, público/privados, Cooperativas de Crédito, OSCIP de Microcrédito, entre outras organizações fornecem empréstimos aos futuros empresários. Os recursos podem ser obtidos mediante a apresentação de documentos da empresa e do empresário, bem como um plano de negócio estruturado de acordo com o tipo de empréstimo ou financiamento desejado.
O que é preciso para fazer um empréstimo
Seja você uma pessoa física, seja você uma pessoa jurídica, existem no mercado algumas opções para fazer um empréstimo para abrir seu negócio. A grande diferença é que, no caso de uma conta comercial, com um CNPJ, as linhas de crédito são melhores para pequenas e microempresas.
Isso porque as instituições financeiras concedem, em grande parte dos casos, três possibilidades a mais:
- empréstimo a partir do capital de giro;
- microcrédito;
- on-line.
Todas as três modalidades oferecem juros menores e melhores condições de pagamento
Já para a pessoa física, profissionais autônomos que utilizam um CPF, as opções mais comuns são empréstimo consignado, pessoal e com garantia. Não são modalidades ruins, mas são limitadas em alguns aspectos. No próximo tópico, explicaremos mais sobre essas diferenças.
Em ambos os casos, pessoa física ou jurídica, para fazer o pedido ao banco, o processo varia de empresa para empresa. No entanto, os requisitos e a documentação necessária costumam ser os mesmos:
- ter entre 18 e 79 anos;
- residir no Brasil ou ser brasileiro;
- apresentar CPF e RG;
- apresentar comprovante de renda e de residência;
- não possuir restrições de crédito;
- ter bom histórico de pagamento.
Gostou da matéria? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma reunião.